top of page

PROGRAMAÇÃO (20 a 24 de janeiro de 2020)

O evento ocorrerá do dia 20 ao 24 de janeiro de 2020. Tentamos elaborar um cronograma mais diversificado possível, onde vamos trabalhar desde os ecossistemas terrestres aos aquáticos, suas transições e fronteiras, assim como um pouco sobre questões atmosféricas. Teremos atividades teóricas e práticas com bastante interação e discussões. Além disso, você terá o prazer de conhecer alguns pesquisadores do programa e suas respectivas linhas de pesquisa. E claro, uma festa que não poderia faltar!

4299350608_4b66413123_o.jpg
Segunda-feira

Credenciamento

Palestras de abertura EcoHealth & Antropoceno

Apresentação das linhas de pesquisa do PGECOLDinâmica para interação do grupo

Visita Técnica ao Jardim Botânico

43443989375_ea72104a41_o.jpg
Terça-feira

Efeitos antrópicos em ecossistemas terrestres

 

Visita técnica ao CETAS & Laboratórios de pesquisa

9424023886_5ee12baa2f_b.jpg
Quarta-feira

Efeitos antrópicos em ecossistemas aquáticos

Visita técnica ao Centro de Ciências

15468323319_a22ca0cf44_o.jpg
Quinta-feira

Efeitos antrópicos no ecossistema atmosférico

Discussão dos projetos

6774237076_31e11ec913_b.jpg
Sexta-feira

Palestra sobre o IPCC

 

Mesa redonda:

- Ecossistemas: interações e fronteiras

- O que você gostaria de saber sobre a carreira acadêmica?

Pique-nique: traga um lanche pra dividir :)

Palestra de encerramento

Confraternização

Saiba mais...

Palestras de abertura

Iniciaremos o curso discutindo um pouco sobre o tema “Antropoceno”. A humanidade está definindo um novo período geológico que tem sido chamado de Antropoceno. As atividades humanas estão alterando em uma escala muito rápida os processos geológicos, regimes hidrológicos e a estrutura da biosfera. São muitas as evidências que refletem as pressões humanas sobre os ecossistemas. Dessa forma, vamos conversar um pouco sobre estas evidências que estão marcando este novo período geológico e discutir sobre as possíveis consequências a curto e longo prazo.

 

Em seguida, a palestra de abertura do evento “EcoHealth” será conduzida pelo professor convidado Dr. André Megali. O termo “One Health” tem sido nos assuntos que dizem respeito a necessidade de criação de políticas públicas visando uma saúde unificada, levando em consideração segurança alimentar, zoonoses e resistência à antibióticos. Já o termo “Eco Health” visa integrar o ambiente de uma maneira significativa, uma vez que dependemos dos serviços ecossistêmicos para alcançar a saúde desejada e bem-estar. Assim sendo, não há como desvincular a saúde humana e a saúde ambiental visto que precisamos ter em mente que tudo está conectado e que temos um desejo comum de saúde ecossistêmica.

bottom of page